Segurança nas cirurgias: a importância do médico, da clínica e da avaliação pré-operatória

A cirurgia plástica é um procedimento médico que proporciona transformação na estética, aumentando a autoconfiança, a autoestima e a satisfação com o próprio corpo. No entanto, é preciso que essa jornada seja realizado com o máximo de segurança — tanto para o paciente quanto para o médico — aumentando, assim, as taxas de eficácia, os resultados positivos e a tranquilidade de todos os envolvidos.

Segurança na cirurgia é fruto de um conjunto de medidas, que vêm desde a avaliação pré-operatória até a parceria com um cirurgião plástico devidamente habilitado, junto a uma clínica certificada, equipada para atender quaisquer intercorrências que, embora raras, ainda assim estão presentes nas intervenções cirúrgicas.

A importância do cirurgião plástico 

Seu médico é o principal elo dessa jornada. Apenas um cirurgião plástico especialista, membro da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), é capaz de garantir que o procedimento será realizado nas condições ideais, aumentando a taxa de eficácia.
Seu cirurgião deve possuir:

  • Uma formação reconhecida pelas comunidades científicas;

  • Uma estrutura hospitalar certificada junto às autoridades sanitárias;

  • Uma equipe multidimensional, que inclui um médico anestesista, um enfermeiro, um instrumentador e outros membros preparados para atender qualquer situação adversa;

Com essa parceria, o paciente se sente seguro, tranquilo e nas mãos de um profissional que é expert na arte da cirurgia plástica.

Avaliação pré-operatória 

A avaliação pré-operatória é um dos procedimentos mais importantes para garantir o sucesso da cirurgia. Nela serão solicitados uma série de exames, que permitem avaliar o estado geral de saúde do paciente.
Alguns dos exames exigidos serão:

  • Hemograma completo;

  • Coagulograma;

  • Eletrocardiograma;

  • Raio X de tórax;

  • Outros específicos, dependendo do histórico médico, como a dosagem de glicose, creatinina, ureia, etc.

Nesta consulta, o médico verifica se o paciente apresenta quaisquer condições que aumentem o risco de complicação, como diabetes descompensado, doenças cardíacas, obesidade, tabagismo ou alteração da coagulação.
Com essa avaliação, é possível preparar um procedimento personalizado, aumentando ainda mais a taxa de eficácia.

Segurança na clínica cirúrgica 

A clínica onde será realizado o procedimento deve possuir:

  • Uma estrutura hospitalar moderna e equipada, capaz de atender quaisquer intercorrências;

  • Uma unidade de recuperação junto ao centro cirúrgico;

  • Uma equipe treinada, pronta para dar assistência ao paciente antes, durante e depois da cirurgia;

Isso proporciona um ambiente seguro, aumentando o grau de confiança tanto para o médico quanto para o paciente.
Ainda que raros, imprevistos estão presentes na medicina — sendo assim, é preciso que tudo esteja exatamente preparado para atender às urgências que eventualmente surjam.

Com uma avaliação pré-operatória consistente, um médico cirurgião plástico habilitado e uma clínica certificada, o procedimento é realizado nas melhores condições de eficácia e segurança.

Isso se traduz em um resultado final que eleva a autoconfiança, aumentando o bem-estar emocional e físico, enquanto proporciona uma recuperação tranquila e uma jornada que respeita tanto o paciente quanto suas necessidades pessoais.